25 de nov. de 2009

Potencial turístico

Otavio Leite cobra do governo plano para a Copa 2014

Em seminário para discutir a imagem do Brasil na Copa de 2014, o deputado Otavio Leite (RJ) cobrou do governo a apresentação de um plano de ação com informações como o valor a ser investido no evento e as estratégias de organização, divulgação e estruturação dos pontos turísticos do país. O parlamentar espera a aplicação correta dos recursos necessários para a realização do torneio, que será, na opinião de Leite, um bom momento para expandir o número de turistas no país.

Oportunidade única - O debate ocorreu nesta quarta-feira (25) durante o XI Congresso Brasileiro da Atividade Turística, realizado na Câmara. Participaram do evento representantes dos governos federal, estaduais e municipais; além de secretários de Turismo; empresários e trabalhadores do setor.

Segundo o tucano, a Copa será uma oportunidade única de atrair turistas para o país e principalmente fazer com que os estrangeiros divulguem positivamente o Brasil ao retornarem aos seus países. E para que o principal torneio de futebol do mundo tenha sucesso aqui, Leite considera fundamental a melhoria da infraestrutura urbana e a modernização dos equipamentos esportivos.

Na avaliação do parlamentar, o Brasil tem o potencial de ampliar substancialmente o número de turistas que escolhem o país como destino - hoje cerca de 5 milhões por ano. “Durante todo o governo Lula não se passou disso”, lamentou. Para as Olimpíadas de 2016, ele espera que essa quantidade dobre.

No seminário, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), se comprometeu a colocar em pauta projetos importantes para os setores de turismo e esporte que facilitem a realização da Copa e das Olimpíadas. Entre eles, o que regulamenta o mercado de agências de turismo; o que facilita a concessão de vistos de turismo para o Brasil e o que reforma a Lei Pelé, destinando mais recursos para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para o esporte escolar e universitário e para clubes formadores. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: