25 de nov. de 2009

Reconhecimento

Gomes de Matos defende proposta que define piso para PMs e bombeiros

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) defendeu nesta quarta-feira (25) a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300, que estabelece um piso de R$ 4,5 mil para policiais militares e bombeiros de todo o país. A Comissão Especial que analisa a proposta concluiu a votação do relatório do deputado Major Fábio (DEM-PB), que aguarda apreciação em plenário. O tucano também quer a apreciação da PEC de sua autoria que estabelece piso para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. "São duas matérias de suma importância para a sociedade", destacou em plenário.

Aumentar o efetivo - Além da questão salarial, Matos chamou a atenção para a necessidade de aumentar o efetivo de bombeiros em PMs em todo o país. "A segurança da população, tanto nas ruas como em casos de acidentes graves e incêndios, depende de uma ação rápida", destacou. Segundo ele, apenas 635 dos 5.565 municípios têm brigadas do Corpo de Bombeiros.

"Dados do IBGE de 2008 apontam para uma cobertura de apenas 11,41% em todo o território nacional. Neste caso, a ONU recomenda um bombeiro para cada 1000 habitantes, ficando claro que estamos bem distante do ideal", alertou.


Para ele, a PEC 300 "corrigirá uma parte desse problema", que exigirá num futuro breve a realização de mais concursos para o aumento do efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O deputado do PSDB destacou ainda a mobilização da categoria por todo o país em prol desse projeto. Em Fortaleza, no último dia 8, mais de 10 mil pessoas participaram de uma caminhada pelas ruas do Centro à favor da PEC 300.

"Lado a lado com o autoridades do setor, reafirmamos nossa luta pela valorização da categoria e por salários dignos", reiterou. Matos concorda com o primeiro-tenente da PM-CE, Fábio Souza, para quem a fixação do piso na forma proposta está correta e justa e significa o reconhecimento a quem dedica a sua vida na proteção da sociedade. (Reportagem: Marcos Côrtes/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: