25 de nov. de 2009

Verdadeira praga

Rômulo Gouveia defende ações de combate ao crack

O deputado Rômulo Gouveia (PB) defendeu nesta quarta-feira (25) a adoção de medidas para combater um grave problema social: o crescente tráfico e uso de drogas entre os jovens no país. O tucano destacou reportagem publicada no "Correio Braziliense" alertando que o crack é como uma praga que consome o Brasil. Segundo a matéria, a droga antes era restrita apenas aos centros urbanos, mas agora se disseminou também nas pequenas cidades.

Efeitos devastadores - Ao alertar para os efeitos rápidos e devastadores do crack, o tucano avaliou que a reportagem põe à mostra tudo sobre a "pedra da morte" - de suas portas de entrada no país, redes de distribuição e efeitos devastadores na sociedade. “Trata-se de um documento rico e esclarecedor que deve ser lido e acompanhado principalmente por nós, legisladores. Os relatos e depoimentos publicados são estarrecedores”, lamentou.

O parlamentar disse que a pedra custa R$ 5 e atrai ricos, pobres, crianças e adultos. Os repórteres percorreram 6.729 km em todas as regiões e mostraram que o crack, surgido há pouco mais de 20 anos nas ruas de São Paulo, invadiu as cidades do interior e as fazendas, espalhando-se pelos grotões do país. Subproduto da cocaína, a droga virou uma epidemia nacional, que causa dependência e morte aos usuários.

Na avaliação do tucano, esse tema é muito sério e precisa de maior empenho do Congresso. “Temos o dever de colaborar para que esse grave problema nacional tenha uma solução antes que ocorra um maior comprometimento da nossa juventude”, alertou. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: