7 de dez. de 2009

Melhorar o ensino

Projeto exige nível superior para professor de educação física

O deputado Otavio Leite (RJ) apresentou no último dia 2 projeto de lei que exige nível superior aos professores de educação física nos ensino infantil, fundamental e médio. De acordo com a proposta do tucano, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), estados e municípios teriam prazo de cinco anos para adotar essa exigência gradualmente.

Estímulos fundamentais - Em sua proposta, o tucano destaca a importância dessa disciplina para o desenvolvimento da capacidade física e das habilidades motoras da criança. Leite lembra que a professora Rossana Benck alertou em seminário promovido pela Comissão de Turismo e Desporto da Câmara que a falta de estimulação motora na infância acarreta, além de déficits motores, uma série de limitações no âmbito cognitivo, sócio-afetivo e emocional.

Ainda de acordo com a especialista, é importante que o treinamento seja feito por profissional com qualificação para essa atividade. "Como exemplo de estímulo orientado, Benck informou que se incentiva, dos três aos oito anos de idade, o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como correr, saltar, equilibrar-se em um pé, arremessar, entre outras. E dos oito anos de idade aos 12, a combinação dessas habilidades", explicou Leite, para quem seu projeto tem alta relevância educacional. A proposta do deputado do PSDB aguarda envio para as comissões pertinentes. (Da redação/Foto: Du Lacerda)

Veja a íntegra do projeto
AQUI.

Nenhum comentário: