Governo coloca credibilidade do Enem em xeque, alerta Rogério MarinhoO deputado Rogério Marinho (RN) fez duras críticas ao Ministério da Educação pelos erros sucessivos na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Desconfiança - Além da abstenção recorde de quase 40% dos inscritos e dos problemas recentes com vazamento de provas, o MEC acabou cometendo mais uma falha ao divulgar um gabarito errado dos testes. "O governo está colocando em dúvida toda a credibilidade conquistada pelo Enem, um exame importante de avaliação do ensino médio", alertou nesta segunda-feira (7).
Segundo o tucano, a gestão petista está agindo de forma apressada desde o momento em que o vazamento das provas do Enem veio a público, em outubro último. "O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, precisam ter mais cuidado tanto na elaboração dos gabaritos como na forma de aplicar os testes", disse Marinho.
O senador relatou que o jornal "O Estado de S. Paulo" informava que professores de cursinho aconselharam os alunos a deixar a prova de redação de lado. Ainda segundo o parlamentar, a falha na segurança que obrigou o Ministério da Educação a adiar a prova gerou desconfianças de que possa ter havido fraude também nesta última prova.
O parlamentar lembrou os prejuízos causados aos cofres públicos com a fraude - de cerca de R$ 130 milhões - e considerou o Enem de 2009 "um fracasso" pelo fato de a maioria das universidades não ter aceito os resultados da prova como forma de acesso à universidade no próximo ano. (Da redação com Agências Tucana e Senado/Fotos: Du Lacerda e Ag. Senado)
Leia também:
Contribuinte arcará com prejuízo milionário do Enem










Nenhum comentário:
Postar um comentário