7 de dez. de 2009

Bagunça

Governo coloca credibilidade do Enem em xeque, alerta Rogério Marinho

O deputado Rogério Marinho (RN) fez duras críticas ao Ministério da Educação pelos erros sucessivos na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desconfiança - Além da abstenção recorde de quase 40% dos inscritos e dos problemas recentes com vazamento de provas, o MEC acabou cometendo mais uma falha ao divulgar um gabarito errado dos testes. "O governo está colocando em dúvida toda a credibilidade conquistada pelo Enem, um exame importante de avaliação do ensino médio", alertou nesta segunda-feira (7).

Segundo o tucano, a gestão petista está agindo de forma apressada desde o momento em que o vazamento das provas do Enem veio a público, em outubro último. "O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, precisam ter mais cuidado tanto na elaboração dos gabaritos como na forma de aplicar os testes", disse Marinho.

Já o senador Papaléo Paes (AP) apresentou requerimento pedindo ao Ministério da Educação (MEC) informações sobre o real propósito da aplicação das provas. O tucano teve acesso a algumas das questões da prova aplicada no domingo (6) e apontou a dificuldade de os estudantes responderem a 45 questões de matemática e 90 perguntas sobre outras matérias com alto grau de dificuldade de interpretação e, ao final, terem de redigir uma redação.

O senador relatou que o jornal "O Estado de S. Paulo" informava que professores de cursinho aconselharam os alunos a deixar a prova de redação de lado.
Ainda segundo o parlamentar, a falha na segurança que obrigou o Ministério da Educação a adiar a prova gerou desconfianças de que possa ter havido fraude também nesta última prova.

O parlamentar lembrou os prejuízos causados aos cofres públicos com a fraude - de cerca de R$ 130 milhões - e considerou o Enem de 2009 "um fracasso" pelo fato de a maioria das universidades não ter aceito os resultados da prova como forma de acesso à universidade no próximo ano. (Da redação com Agências Tucana e Senado/Fotos: Du Lacerda e Ag. Senado)


Leia também:

Contribuinte arcará com prejuízo milionário do Enem

Nenhum comentário: