9 de fev. de 2010

Esclarecimentos

CPI vota convocação de ministro para debater ações contra desaparecimentos

A CPI do Desaparecimento de Crianças e Adolescentes votará nesta quarta-feira (10) requerimento do vice-presidente da comissão, deputado Vanderlei Macris (SP), que convoca o novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Além de buscar mais informações sobre o desaparecimento de seis rapazes em Luziânia (GO), o tucano quer explicações a respeito das políticas de prevenção e combate aos sumiços em todo país e o que tem sido feito para implantar o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

Participação da Polícia Federal - Macris quer esclarecer também o porquê de não ter sido permitida a entrada dos deputados no Ministério da Justiça em audiência realizada com as mães dos desaparecidos de Luziânia na última quinta-feira (4). Na ocasião, os parlamentares entregariam documento pedindo a entrada da Polícia Federal nas investigações. A reunião da CPI está marcada para as 14h30.

Nesta terça-feira, a comissão aprovou a participação da PF de maneira mais ampla no caso, dando inclusive suporte à CPI nas apurações. Semana passada a comissão já havia acatado a solicitação do apoio federal no caso. “Na audiência pública realizada em Luziânia na semana passada, as deficiências nas investigações ficaram patentes. O auxílio da PF representa um reforço no trabalho”, ressaltou. Hoje, em seu último dia à frente da pasta, o ministro da Justiça, Tarso Genro, prometeu que a PF entrará nas investigações.

Após as visitas aos estados, o deputado afirmou que o direcionamento da CPI agora é aguardar as consequências do caso da Luziânia que, na sua avaliação, é bastante grave. “A CPI buscará mais prazos para concluir o seu trabalho se houver necessidade para isso. O caso de Luziânia é um fato que preocupa a comissão. Esperamos um desfecho para tomar a decisão de qual caminho adotaremos”, ressaltou.

A comissão de inquérito também acatou hoje requerimento da presidente da CPI, deputada Bel Mesquita (PMDB-PA), que pede a realização de diligência em Curitiba (PR). O objetivo é conhecer as atividades desenvolvidas pelo Sistema de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), única unidade policial do país que tem como competência a investigação sobre o desaparecimento de crianças.
Também foi aprovado requerimento para a realização de audiência da CPI na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a participação das representantes da ONG Coletivo Feminino Plural de Porto Alegre.

Na reunião de amanhã também será votada a inclusão do caso do adolescente Luiz Henrique Macedo da Silva, de 14 anos, nas investigações realizadas pela CPI. A intenção é apurar se há ligação desse episódio com os casos recentes de adolescentes desaparecidos em Luziânia (GO). “Precisamos saber de informações mais detalhadas sobre esse desaparecimento e buscar notícias para que a comissão também investigue o caso”, concluiu Macris. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: