9 de fev. de 2010

Realidade diferente

Duarte condena campanha antecipada e distorção de dados pelo governo

Da tribuna, o deputado Duarte Nogueira (SP) condenou nesta terça-feira (8) o abuso de poder do presidente Lula ao fazer campanha política para a ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência da República. Na manhã de hoje, Lula visitou obras nos municípios mineiros de Teófilo Otoni e Governador Valadares (MG), mais uma vez com a ministra a tiracolo. Como se não bastasse a campanha fora de hora, o tucano avalia que o governo distorce números e informações a seu favor.

Duarte lembrou que na segunda visita a Minas Gerais em menos de duas semanas, o presidente disse que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) “foi a salvação da lavoura” por causa do grande número de empregos supostamente gerados. Já o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, criticou a falta de planejamento para escoar as safras do Nordeste e do Centro-Oeste.

Para o tucano, isso mostra que o próprio governo reconhece que não consegue acertar. “É um exagero da propaganda, é ludibriar a opinião pública com um discurso único, de bater na mesma tecla, de fazer campanha política. Na realidade não existem estrada, portos, aeroportos e as hidrovias não funcionam”, criticou o deputado.

O parlamentar citou reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” publicada no último domingo segundo a qual o país deixa de produzir 3 milhões de toneladas por falha na estrutura logística. “E aí vem o presidente e diz que o PAC salvou a lavoura. Não salvou coisa alguma. O que está acontecendo é propaganda política e marketing eleitoral”, ressaltou.

A execução financeira do PAC que cabe exclusivamente ao governo – a originária do Orçamento da União – totalizou apenas R$ 35 bilhões de 2007 a 2009, enquanto a ministra ventila que o programa já aplicou R$ 403,8 bilhões. “O resultado está muito aquém daquilo que aos quatro ventos e a cada instante o presidente, sua comitiva e sua candidata alardeiam. Com isso, a opinião pública brasileira tem informações totalmente distorcidas da realidade”, alertou Duarte. Ele lembrou ainda que o presidente Lula deslocou todo o aparato presidencial para fazer campanha política para a ministra Dilma. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Du Lacerda)

Leia também:

Desempenho no governo mostra incapacidade de Dilma para liderar, diz João Almeida

Em plenário, senadores mostram que refutarão propaganda antecipada

Um comentário:

Anônimo disse...

A “PhD em Asneiras” “chamou para a briga” a oposição, dizendo para compararem os dois governos “obra por obra”. Sinceramente, ainda não entendi o comportamento discreto de José Serra. Já circulam pesquisas suspeitas de intenção de voto, mostrando a candidata do “Grande Molusco” bem próxima de Serra. Está passando da hora de a oposição iniciar o revide.