19 de fev. de 2010

Liderança absoluta

Pesquisa reforça preferência do eleitorado por Serra, diz João Almeida

O líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA), considera que a pesquisa divulgada pelo Ibope nesta quinta-feira (18) reafirma a preferência do eleitorado brasileiro pela candidatura tucana, além de revelar informações importantes que não foram abordadas em outros levantamentos. "Exemplo disso é que José Serra dispara na preferência das mulheres em praticamente todos os estados brasileiros", destacou.

Diferença ampliada no 2º turno - Ainda segundo o líder, os números divulgados confirmam, mais uma vez, a liderança absoluta do governador José Serra. "Apesar dele não estar ainda em campanha, ao contrário da petista, que ilegalmente viaja por todo o país, pendurada na popularidade do presidente, Serra se mantém na dianteira absoluta, com 11 pontos percentuais à frente", comparou. De acordo com o Ibope, no 1º turno Serra lidera com 36% dos votos contra 25% da ministra.

Apoiado nos números, Almeida relembra que Serra tem os mesmos índices que Lula ostentava em 2006, neste mesmo período, "quando era candidato à reeleição e contava com a máquina administrativa toda a seu favor". Ele destaca ainda que, em um eventual segundo turno, a vitória tucana "é ainda mais expressiva, pois Serra aparece com o 47% das intenções de voto, enquanto Dilma tem apenas 33%". Ou seja, o PSDB venceria com uma diferença de 14 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro. O instituto ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios brasileiros com eleitores de 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%. O Ibope fez o trabalho a pedido da Associação Comercial de São Paulo. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número 3196/2010. (Da redação com assessoria da Liderança/Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: