12 de fev. de 2010

Reforma fundamental

Hauly: alta carga tributária atrasa crescimento brasileiro

O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) alertou para os malefícios provocados pela alta carga de impostos no crescimento da economia brasileira. Defensor há anos da aprovação de uma reforma tributária, o tucano culpou o governo federal pela avalanche de impostos pagos pelos brasileiros e afirmou que a alta arrecadação não tem produzido resultados efetivos. Segundo ele, o Planalto não consegue promover avanços significativos em áreas importantes como saúde, segurança pública e infraestrutura.

Mão longa no bolso do trabalhador - “O Brasil possui um povo com capacidade e dinâmica incríveis, capazes de produzir um grande crescimento ao país. O que atrapalha é o governo, que tem a mão longa no bolso do trabalhador e da população. Temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, mas não temos um gestor capaz de produzir serviços de educação e saúde de qualidade, assim como melhorar nossa segurança, estradas, portos e aeroportos”, criticou o tucano em pronunciamento.

Para o deputado, o Estado brasileiro é hoje muito grande e ineficiente. Como lembrou, no último ano a carga tributária chegou a quase 37% do PIB (Produto Interno Bruto). ”O país precisa de reformas e de mudanças. Chega de olhar para trás”, afirmou. “No próximo ano teremos um novo presidente para começar a fazer essas mudanças. Estou falando de José Serra, que governa o maior estado da federação e possui uma experiência extraordinária, uma pessoa habilitada e credenciada a governar o Brasil”, completou.

Hauly acredita que se for somado um bom governo ao dinamismo da sociedade e da economia brasileira, o país poderá crescer de maneira rápida e equilibrada. “O Brasil sempre vai crescer, pois tem um povo dinâmico e com muito vigor. O problema é que hoje se somarmos Petrobras, Caixa Econômica, Eletrobras, bancos do Brasil, do Nordeste e da Amazônia e as demais estais, vemos que quase 70% da nossa economia está nas mãos de um governo ineficiente”, apontou o deputado do PSDB.

O tucano tem uma proposta de reforma tributária. Veja no site do parlamentar (Reportagem: Djan Moreno/ foto: Ag. Câmara)

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Deputado
Qualquer iniciativa para diminuir a burocracia, a sonegação e tornar as empresas brasileiras mais competitivas é sempre bem-vinda! Parabéns!
Até esse dia chegar, sugiro desonerar o trabalhador brasileiro da classe média. Se o estado pode 'dispor' de 25 Bilhões de Reais para ajudar as montadoras de automóveis (renúncia fiscal), porque não reajustar a tabela de IR em 100% e beneficiar milhões de trabalhadores que vão consumir mais? E de 'tabela' vão ajudar as indústrias a gerar mais empregos?