12 de fev. de 2010

Busca de explicações

Matos questiona uso de verbas emprestadas pelo Tesouro ao BNDES

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) cobrou explicações sobre a aplicação dos recursos emprestados pelo Tesouro Nacional ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo dados do IPEA, o custo fiscal anual dessas transações pode chegar a R$ 10 bilhões. Dea acordo com o tucano, essas verbas não estão sendo direcionadas para a devida finalidade - a de fomentar o desenvolvimento das indústrias locais.

Área da saúde prejudicada - “O BNDES está financiando determinadas indústrias que estão gerando dumping (venda abaixo do preço do custo para afastar concorrentes) e financiando algumas que não têm condições de melhorar suas tecnologias e nem garantir avanço. Esse é o nosso dinheiro, dinheiro do trabalhador”, ressaltou da tribuna.

O parlamentar do PSDB lamentou também a falta de repasses para a saúde. Segundo informou, o banco está usando o dinheiro público no Carnaval e negando recursos para essa área. “Entidades que têm condições de contrair empréstimos e financiamentos, como filantrópicas e santas casas, ficam à mercê do BNDES, que nega esse recursos fundamentais para a saúde”, lamentou.

Diante desses problemas, o tucano anunciou que a Frente Parlamentar da Saúde vai se mobilizar a partir de agora. “Chamaremos o representante do BNDES para que seja mostrado com transparência onde estão sendo investidos os recursos do Tesouro e para que possamos normatizar as concessões de empréstimos”, ressaltou. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: