3 de mar. de 2010

Prioridades

Comissão de Relações Exteriores terá ritmo intenso sob a presidência de Emanuel


Eleito nesta quarta-feira (3) por unanimidade presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o deputado Emanuel Fernandes (SP) afirmou que promoverá debates sobre os principais temas ligados à agenda do Itamaraty com o objetivo de buscar um consenso na Casa. O tucano pretende colocar em pauta o maior número possível de matérias ainda no primeiro semestre, já que o ritmo parlamentar deve reduzir no segundo semestre em virtude da proximidade das eleições.

Plano de trabalho - Nos próximos dias, Emanuel apresentará um plano de trabalho à comissão com a proposta de bom aproveitamento das reuniões do colegiado para votar acordos internacionais e as propostas mais relevantes para a política externa brasileira. “Como não podemos perder tempo, vamos direto às discussões dos assuntos mais relevantes”, destacou.

O deputado afirma que a comissão certamente debaterá temas polêmicos como o posicionamento do governo Lula em relação a países com regimes autoritários, como Irã e Venezuela. Em relação às catástrofes naturais que têm atingido vários países com os quais o Brasil mantém relações de parceria - como o Chile e o Haiti - Emanuel destaca que a comissão continuará a apoiar as decisões do governo que visem ajudar a população dessas nações.

Entre os desafios da comissão, o deputado afirma que um deles se concentra na área da Defesa Nacional. “As Forças Armadas reclamam de pouco recursos e possui equipamentos que precisam ser renovados, mas demandam recursos. Esse é um assunto que renderá bons debates com o governo”, adiantou o tucano.

Ainda de acordo com a Emanuel, o peso econômico do Brasil deve levar a comissão a ajudar o país a ampliar suas relações internacionais. “Vivemos uma fase de crescimento da importância do Brasil no cenário internacional e da constituição de uma nova ética mundial. Valores mundiais estão sendo construídos e, nesse sentido, o Parlamento tem um papel importante. Temos ações parlamentares que já caminham nesse sentido e devemos estudá-las”, explicou.

Integrantes do colegiado comemoraram a eleição de Emanuel. Luiz Carlos Hauly (PR) lembrou que a comissão é uma das principais comissões da Câmara e que todos os acordos internacionais passam por ela. “Presidir esse grupo é uma importante atribuição que o deputado Emanuel saberá fazer com muita sabedoria. Trata-se de um parlamentar exemplar que terá pela frente o desafio de comandar o debate sobre a diplomacia brasileira, fortalecer as exportações e contribuir com a defesa nacional”, disse. O deputado Bruno Araújo (PE) também avalia que o PSDB fez a indicação correta. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Ag. Câmara)

Um comentário:

Anônimo disse...

O engenheiro, ex-prefeito e deputado Emanuel Fernandes é uma figura exemplar, eticamente irrepreensivel e agora assume uma função onde seus inúmeros talentos ficarão mais evidentes para todos brasileiros que com ele não conviveram em São José dos Campos.
Efusivos parabéns ao PSDB pela indicação e à Câmara dos Deputados por destacar seus valores maiores.
Pedro John Meinrath
telemake@terra.com.br