9 de mar. de 2010

Debates começaram

Escola integral é indispensável ao país, defende Raquel Teixeira

A deputada Professora Raquel Teixeira (GO) voltou a defender nesta terça-feira (9) a adoção do ensino integral no país durante audiência pública na comissão especial que analisa a PEC 134/07, de autoria do deputado Alceni Guerra (DEM-PR). Na reunião de hoje, o parlamentar apresentou os principais pontos da proposta que será relatada pela tucana. Segundo a deputada, essa modalidade educacional é absolutamente necessária ao país.

Desafios podem ser superados - Raquel avalia que há como superar as dificuldades para tornar o ensino integral uma realidade, até porque o país vive um momento adequado para isso. "Uma das necessidades é dobrar o espaço físico das escolas. É bom lembrar que menos crianças nascem no Brasil hoje em relação a anos atrás. Além disso, estamos avançando no combate a repetência, impedindo que o mesmo aluno fique vários anos na mesma sala ocupando o mesmo espaço”, explicou.

Outro desafio levantado por ela é a capacitação. “Temos que pensar também no professor, que se dedica integralmente às escolas. Ele necessita de tempo para capacitação, atualização, estudo, preparação, planejamento”, alertou. Segundo a PEC, os alunos devem permanecer nas escolas por oito horas. Em vários países, as crianças já cumprem essa carga, como lembra a deputada.

Ainda de acordo com a proposta, os agentes públicos responsáveis pela permanência de crianças e adolescentes fora da escola estarão sujeitos à perda do cargo ou mandato e à inelegibilidade pelo período de oito anos. “A redação pode ser alterada, mas é necessário determinar algum tipo de punição”, defendeu Raquel. A tucana também considera importante a definição de uma lei de responsabilidade educacional. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: