15 de mar. de 2010

Dengue

Saneamento básico para combater epidemia no país, defendem tucanos


Os deputados Rafael Guerra (MG) e Raimundo Gomes de Matos (CE), ambos médicos, cobraram nesta segunda-feira (15) ações mais eficientes para evitar o aumento de casos de dengue no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, em 2010, até 13 de fevereiro, foram registrados 108,64 mil casos de dengue, 109% a mais em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram detectados 51,87 mil casos no país.

Guerra criticou o gasto excessivo do governo federal com propagandas políticas e defendeu o investimento em saneamento básico e campanhas educativas. “Do contrário, sempre teremos esses problemas”, disse o parlamentar.


A melhoria no saneamento básico foi apontada por pesquisadores como fator indispensável para a contenção da doença. Neste final de semana, reunidos no Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, em Foz do Iguaçu, especialistas criticaram o uso isolado de produtos químicos nas ações contra o mosquito da dengue. Para eles, é necessário que o setor de saúde busque atuação em outras áreas, como o saneamento.

O deputado Raimundo Gomes de Matos também criticou a forma como o governo federal vem tratando a epidemia. Para ele, o Brasil está perdendo a guerra contra a dengue por falta de ações concretas. “Faltam planejamento e campanhas educativas que envolvam a participação da sociedade”, disse. Atualmente, o país vive novas epidemias da doença no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. (Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: