15 de mar. de 2010

Etanol em alta


Gomes cobra mais atenção do governo ao combustível nacional

Em discurso na tribuna nessa segunda-feira (15), o deputado Eduardo Gomes (TO) cobrou do governo uma política de valorização do combustível brasileiro. Conforme lembrou o tucano, São Paulo recebeu ontem a primeira prova do calendário da Fórmula Indy 300 e todos os carros participantes foram abastecidos com o etanol produzido aqui. Para Gomes, o Planalto perdeu a oportunidade de divulgar melhor um dos principais produtos nacionais.

Menos poluição - “Senti falta do aparato estatal e da vontade do governo de aproveitar um evento internacional para fazer propaganda do nosso combustível para o mundo inteiro. Ainda mais em um evento em que todos carros são movidos a etanol, o que proporciona uma redução de mais de 60% de emissões de gases do efeito estufa”, destacou.
Gomes lembrou que quando chegou à Câmara em 2003 apresentou o projeto do Código Brasileiro dos Combustíveis e também foi relator de uma proposta que estabelecia motor bicombustível para todos os carros, que foram chamados de flex fluel na época. De acordo com ele, o etanol brasileiro não traz tantos males para o meio ambiente e, portanto, não deve ser deixado de lado pelo Parlamento.
“Não é possível que esta Casa, que se movimenta nos últimos meses praticamente por conta do pré-sal, não entenda que o etanol é o pré-sal que nasce de novo. Temos de valorizar a produção ecológica do combustível renovável e fazê-la crescer cada vez mais”, ensejou. (Reportagem: Rafael Secunho/Foto: Edu Lacerda)

Nenhum comentário: