15 de mar. de 2010

Retrocesso

Fruet: "É inadmissível Brasil ser citado em documento americano por trabalho escravo"

O deputado Gustavo Fruet (PR) considerou "inaceitável" a citação do Brasil em relatório divulgado pelo Departamento de Estado Americano sobre direitos humanos por prática de trabalho escravo. O relatório critica a produção açucareira brasileira por uso de mão de obra escrava, trabalho infantil e ameaças a trabalhadores do setor de cana de açúcar. O documento cita a “lista suja” do Ministério do Trabalho. De acordo com a listagem, 165 empregadores em 17 estados usaram força de trabalho em condições análogas à escravidão.

"Permitir que isso aconteça sem adotar medidas combativas é, no mínimo, incompreensivo e inaceitável", completou o parlamentar, líder da minoria na Câmara. Para ele, o governo brasileiro se atrapalha em suas relações exteriores ao mesmo tempo em que deixa de dar a atenção necessária aos problemas internos.

"Ao invés de enfrentar esses problemas com objetivos concretos, o governo confunde o tratamento do tema como fez com o lançamento do Programa Nacional de Direitos Humanos, com pontos contraditórios e polêmicos”, condenou o tucano.

O relatório é enviado anualmente ao Congresso americano podendo servir de base para a formulação de legislações específicas. A citação da produção de cana como fonte de trabalho escravo pode dificultar as negociações sobre a tarifa de importação imposta pelos Estados Unidos ao Brasil.

“Essas práticas, seja de exploração de mão de obra adulta ou infantil, já deveriam ter sido eliminadas, abolidas há muito tempo. É impressionante e lamentável que o Brasil seja citado nesse tipo de levantamento como um mau exemplo e ainda fique vulnerável a ter dificuldades nas negociações de seus produtos”, concluiu. (Reportagem: Djan Moreno/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: