Casa Branca analisará entrada dos EUA em Fórum das Américas
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse ao presidente do Fórum Interparlamentar das Américas (FIPA) e presidente do Grupo Parlamentar Brasil/EUA, deputado Luiz Carlos Hauly (PR), que a Casa Branca analisará a participação de seu país no colegiado. O tucano participou da comitiva que recebeu Hillary na visita ao Congresso brasileiro, ocorrida nesta quarta-feira (4).
Papel estratégico na questão do Irã - A secretária afirmou aos parlamentares que o Brasil pode desempenhar um papel estratégico no esforço internacional para mudar os objetivos da política nuclear do país comandado por Mahmoud Ahmadinejad. Segundo ela, não há clareza sobre as reais intenções do Irã. Além disso, eventual uso militar representaria risco para a segurança internacional.
Hillary também destacou a importância de uma parceria estratégica entre Brasil e Estados Unidos para ajudar na consolidação de um projeto de governança internacional. Ela ainda elogiou a participação do Brasil na 15ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP-15), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Copenhague em dezembro do ano passado.
Hillary também elogiou, segundo Rands, as ações no Haiti antes e após o terremoto que atingiu o país caribenho em janeiro deste ano. Ela classificou como excelente o trabalho de coordenação da força de paz. (Da assessoria com Ag. Câmara/ Foto: Jane Moraes/Ag. Senado)
4 de mar. de 2010
Fortalecendo relações
Marcadores:
Luiz Carlos Hauly
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário