O deputado Bruno Rodrigues (PE) apresentou projeto de lei que torna obrigatória a inclusão, na grade curricular, desde o ensino fundamental, de disciplinas relacionadas a questões alimentares e nutricionais. A proposta torna obrigatória a contratação e atuação de profissional da área de Nutrição nas escolas e tem como principal objetivo promover uma política pública voltada a atender as necessidades nutricionais, de saúde e sociais da população escolar.
Orientação é fundamental - O tucano justifica a proposta com base em dados da International Obesity Task Force. Segundo a associação, o número de crianças gordas no mundo é duas vezes maior que o de desnutridas. São 350 milhões acima do peso ou obesas, ou seja, 10% da população infantil. Apesar disso, o tucano lembra que a promoção de saúde entre crianças maiores de cinco anos de idade habitualmente não é prioridade nas políticas de governo, em particular no ambiente escolar.
“É algo de extrema importância e que demanda investimentos para sua concretização”, destacou. Rodrigues afirma que os cuidados com a alimentação e a saúde precisam ter início ainda na infância. “A implementação da educação nutricional como obrigatória no ensino fundamental evidencia-se como uma política pública essencial à saúde e às necessidades sociais dos alunos”, explicou.
O deputado ressalta que a nutrição tem como função básica a promoção, manutenção e recuperação da saúde por meio da alimentação saudável. “As pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter a saúde e a qualidade de vida, questão amplamente discutida nos dias de hoje. Para que isso seja alcançado, a alimentação correta é um dos principais fatores no cuidado pessoal do dia a dia e torna-se fundamental a presença dessas orientações no ambiente escolar”, defendeu. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário