2 de mar. de 2010

Sessão solene

Congresso homenageia Tancredo Neves pelo centenário de seu nascimento

O Congresso Nacional promoverá nesta quarta-feira (4), no plenário do Senado, sessão solene destinada a comemorar o centenário de nascimento de Tancredo Neves. O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), convidou a bancada para participar da sessão, que começará às 10h e terá a presença de nomes como os governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, neto de Tancredo. Outras autoridades devem vir a Brasília, como o secretário de Desenvolvimento de SP, Geraldo Alckmin.

Na solenidade, a cantora Fafá de Belem vai cantar o Hino Nacional, lembrando o histórico comício das "Diretas Já", quando a artista se apresentou para uma multidão de mais de 100 mil pessoas após 20 anos de ditadura militar. Antes, às 9h30, será inaugurado um busto de Tancredo no Senado.

As comemorações do centenário tiveram início da última segunda-feira com o lançamento do selo comemorativo dos Correios. Na quinta-feira, será inaugurada a Cidade Administrativa na capital mineira, que leva o nome do ex-presidente. Em seguida, ocorrerá a reinauguração do Memorial Tancredo Neves em São João del Rei (MG).

Biografia - Formado em Direito, Tancredo nasceu nesse município do interior mineiro em 4 de março de 1910. Em 1933 deu início às suas atividades na política como vereador em sua cidade natal. Também exerceu diversos cargos públicos como de deputado federal, primeiro ministro, senador e governador de Minas Gerais. Entre outros postos públicos, também foi presidente do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico no governo de Juscelino Kubitschek.

A eleição de Tancredo para presidente da República em 1985 marcou o fim do Regime Militar de 1964, dando início a uma nova era democrática. Após a escolha pelo Colégio Eleitoral, o candidato da Aliança Democrática, formada pelo PMDB e pelo então Partido da Frente Liberal (PFL), foi internado na véspera da posse com problemas no aparelho digestivo. Após sete cirurgias, morreu no dia 21 de abril de infecção generalizada. O vice, José Sarney, assumiu então a Presidência.(Da redação/Foto: Celio Azevedo)

Nenhum comentário: