7 de abr. de 2010

Caso Bancoop

Ricardo Tripoli alerta para prejuízos dos cooperados

Vice-líder do PSDB, o deputado Ricardo Tripoli (SP) alertou nesta quarta-feira (7) para o drama vivido por mais de três mil famílias prejudicadas pela Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop).

Desfalque histórico - Em discurso proferido ontem, o parlamentar havia explicado que essas pessoas fazem parte do grupo de cooperados que, segundo o Ministério Público, não receberam imóveis após a quitação de suas dívidas com a cooperativa. Reportagem publicada pela revista Veja denunciou que a Bancoop deixou de entregar imóveis quitados aos cooperados por conta de supostos desvios de recursos na cooperativa.

Na avaliação de Tripoli, que se reuniu com cooperados nesta semana, o caso "se configura como um dos maiores, senão o maior, desfalque financeiro na história da construção civil no país". Segundo ele, o principal objetivo era oferecer imóveis a preços acessíveis para os bancários. "Muitos pagaram e ficaram no prejuízo, sem suas moradias. E o pior: não houve ressarcimento algum", rechaçou.

"Dos 53 empreendimentos prometidos, 30 não chegaram a sair do papel. Os poucos que conseguiram receber seus imóveis não têm a escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. Mais de 90% destes imóveis não existem perante o Registro Imobiliário", protestou.

A Bancoop já sofreu 575 derrotas na Justiça em ações contra os cooperados, segundo o Movimento de Clientes Bancoop. Atualmente a cooperativa tem uma dívida estimada em R$ 100 milhões de reais, segundo informações do Ministério Público de São Paulo. (Da assessoria do deputado)

Nenhum comentário: