7 de abr. de 2010

Ficaram sem casa

Câmara debaterá situação de famílias prejudicadas pela Bancoop

Atendendo a requerimento do deputado Vanderlei Macris (SP), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realizará audiência pública para discutir a situação dos cooperados que não receberam os imóveis adquiridos da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop). Vice-líder da Minoria na Câmara, o tucano propôs que os representantes dos cooperados falem sobre as “lesões patrimoniais e morais” sofridas por eles, decorrentes de possíveis fraudes e estelionato praticados pela cooperativa. O pedido apresentado por Macris foi aprovado nesta quarta-feira (7).

Desvios milionários - “Os imóveis prometidos não foram construídos, mas os lesados continuaram a pagar as prestações”, lembrou o tucano. “É necessário averiguar a situação dos cooperados, que viram frustrados seus anseios de acesso à casa própria por conta de não cumprimento do contrato feito entre as associações e a cooperativa”, completou o deputado.

O tucano lembra que há suspeitas de que dirigentes da Bancoop tenham se apropriado de recursos para fins pessoais e políticos. Essas verbas seriam não apenas dos cooperados, mas também dos fundos de pensão do Banco do Brasil, da Caixa e da Petrobras e de empréstimos captados pelo Sindicato dos Bancários.

A Bancoop é investigada pelo Ministério Público de São Paulo por suspeita de desvio de recursos para beneficiar caixa de campanha do PT. A cooperativa era comandada por João Vaccari Neto, atual tesoureiro do PT e indicado para coordenar a campanha presidencial de Dilma Rousseff.

Segundo investigação do Ministério Público de São Paulo, o esquema teria lesado cerca de 400 famílias, que até hoje aguardam para receber seus apartamentos. O desvio, segundo o MP, pode ultrapassar R$ 100 milhões, relativos ao período de 2001 a 2008.

“Queremos confirmar se realmente os cooperados foram lesados. Precisamos esclarecer também o tamanho do rombo, para onde foi o dinheiro e em benefício de quem, já que existem recursos federais envolvidos. Se a lesão for confirmada, vamos chamar à comissão todos aqueles que tem recursos investidos na Bancoop, assim como o Vaccari”, alertou.

Serão convidados para a audiência o advogado Valter Picazio Júnior, que representa 18 entidades de cooperados; o diretor da Associação de Adquirentes de Apartamentos do Residencial Vila Clementino, Cléber de Aguiar; os conselheiros representantes da Associação de Adquirentes do Edifício Cachoeira, Érico Rocha de Oliveira, Dalva Regina e Luiz Gustavo; além dos representantes da Associação San Felipe, Marcelo Santos, Mauricio Martiniano e Marcio Polato. A data do debate ainda não foi definida. (Da redação com Ag. Câmara/ Foto: Eduardo Lacerda)


Ouça AQUI o boletim da Rádio Tucana.

Nenhum comentário: