27 de mai. de 2010

Mobilização

Marisa Serrano propõe Semana Nacional de Doação de Leite Humano

Uma ampla mobilização em prol da doação de leite materno, duas vezes por ano. É o que propõe a senadora Marisa Serrano (MS) em projeto de lei que cria a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, a ser comemorada nas semanas que incluírem os dias 1º de abril e 1º de outubro. Nesta última data, já é celebrado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.

O projeto da tucana visa também promover debates sobre a importância deste primeiro alimento para os bebês e da necessidade de doação, especialmente para os recém-nascidos prematuros. Marisa lembra que o aleitamento materno contribui no combate à desnutrição e à mortalidade infantil.

Além disso, a mobilização vai servir para divulgar os bancos de leite nos estados e municípios. Hoje o Brasil tem 196 bancos de leite e 73 postos de coleta em funcionamento. Há intenção do governo de ampliar esta rede, especialmente no Nordeste e na Amazônia. Marisa ressalta a necessidade de divulgação com vistas a impulsionar os estoques dos bancos de leite. “Muitas mulheres têm condições de doar leite, mas não o fazem por puro desconhecimento dessa rede e dos serviços que dão suporte à doação”, diz a senadora.

A elaboração e realização da Semana Nacional de Doação de Leite Humano ficarão a cargo do poder público em parceria com a sociedade civil. O projeto será votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, em decisão terminativa. Ou seja, se for aprovado, segue direto para a Câmara dos Deputados.

Um ato de solidariedade
"A doação de leite materno é um ato grandioso de solidariedade humana e precisa ser incentivado."
Senadora Marisa Serrano (MS)

(Da redação com assessoria/Foto: Ag. Senado)

Nenhum comentário: