1 de jun. de 2010

Na CPI

Tucanos elogiam projeto que usa tecnologia para buscar desaparecidos

Os deputados Vanderlei Macris (SP) e Andreia Zito (RJ) reclamaram, nesta terça-feira (1º), da ausência do Poder Público em relação à adoção de providências para a solução de casos envolvendo o desaparecimento de crianças e adolescentes. Os tucanos participaram de reunião na CPI dos Desaparecidos, com a presença do ator Luigi Baricelli, que apresentou projeto coordenado por ele para coibir o sumiço de menores.

“Essa CPI mostra claramente que a sociedade está ativa e organizada, enquanto o governo continua totalmente ausente”, reclamou Macris. O deputado destacou que quando a comissão foi criada não havia nenhum tipo de estudo ou atuação para pautar os trabalhos.

Hoje, já existe o cadastro nacional dos desaparecidos que tem auxiliado bastante na atuação do colegiado.“A CPI vem cumprindo um papel fundamental e precisamos dar respostas à sociedade”, salientou o tucano.

Os parlamentares elogiaram o projeto “Desaparecidos”, coordenado por Baricelli em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “Portal Kids”. Ele usa a tecnologia de reconhecimento facial e envelhecimento de fotos para identificar pessoas. Embaixador do projeto, o ator frisou que iniciativas como o mapeamento corporal e o reconhecimento de faces em locais públicos como rodoviárias e aeroportos são fundamentais para ajudar na busca.

Relatora da CPI, Andreia Zito destacou que a aproximação com personalidades como Baricelli é importante, pois envolve a mídia e dá mais publicidade aos projetos de auxílio à sociedade. Andreia também cobrou que órgãos públicos de todo o país se empenhem em alimentar o cadastro nacional.

As informações desse banco de dados são consolidadas em um portal da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência, em parceria com o Ministério da Justiça.

Software de reconhecimento facial
O programa, muito utilizado em países como Inglaterra e Israel, permite o reconhecimento facial da imagem da pessoa e o envelhecimento do retrato de quem está desaparecido há vários anos.

O número
Pesquisas mostram que o número de crianças desaparecidas no Brasil está em torno de 50 mil por ano. O número ainda é alvo de dúvidas e o cadastro nacional será uma ferramenta importante para se ter um controle mais preciso dos desaparecimentos

(Reportagem: Renata Guimarães / Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: