1 de jun. de 2010

Questão nuclear

Para Azeredo, é difícil acreditar que Irã cumprirá o acordo

Após audiência pública realizada, nesta terça-feira (1º), na Comissão de Relações Exteriores do Senado, com a presença do ministro Celso Amorim, o senador Eduardo Azeredo (MG) disse que ainda restam dúvidas se o Irã realmente vai cumprir o acordo mediado por Brasil e Turquia, com relação à questão nuclear.

“Essa é uma interrogação que existe no mundo todo. Ainda restam dúvidas se o Irã vai cumprir o que foi acordado. Basta olhar os antecedentes do país, comandado por um presidente que fala em guerra permanentemente”, avaliou Azeredo, referindo-se à Mahmoud Ahmadinejad.

Atendendo a pedido do senador João Tenório (AL), Amorim participou hoje de audiência para esclarecer o papel do Brasil no acordo negociado com a Turquia e o Irã para resolver o impasse que envolve o programa nuclear iraniano. Segundo o chanceler, o Irã tem atualmente 2.427 quilos de urânio. Na avaliação dele, essa quantidade já seria suficiente para fabricar uma bomba nuclear e não duas, como foi noticiado recentemente pela imprensa internacional.

Segundo o acordo celebrado com o Irã, o país deverá enviar 1,2 mil quilos de urânio levemente enriquecido à Turquia e receberia em troca 120 quilos de combustível.

→ O tratado é visto com desconfiança e tem sido alvo de críticas das maiores potências mundiais. Os Estados Unidos e países da comunidade européia defendem a aplicação de novas sanções ao regime iraniano diante da disposição do presidente Ahmadinejad de não interromper a política de enriquecimento de urânio.


(Reportagem: Alessandra Galvão/Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: