13 de jul. de 2010

A verdade

Fruet desmente carta de sindicalistas sobre autoria do FAT e do seguro-desemprego

O líder da Minoria na Câmara, deputado Gustavo Fruet (PR), contestou
nesta terça-feira (13) o manifesto elaborado por cinco centrais sindicais que acusa o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, de "mentir" ao divulgar que foi um dos responsáveis pela implementação do seguro-desemprego.

Fruet apresentou em plenário as edições do Diário do Congresso dos dias 13 e 14 de dezembro de 1989, quando foi aprovada a regulamentação do seguro-desemprego por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

“Contra fatos não há argumentos. Há pessoas que querem mudar a história e tirar elementos dela. A prática serviu em um momento autoritário, mas não se sustenta mais em um regime democrático e com a possibilidade da informação”, declarou.

O parlamentar mostrou que o seguro-desemprego foi reafirmado na Constituição de 1988, por meio de uma emenda do então deputado constituinte José Serra. “A regulamentação do seguro, por meio do FAT, que estabelece a fonte de recursos para o seu financiamento e a requalificação desta mão de obra, foi aprovada na Câmara por meio de três projetos apresentados logo após a Constituição de 1988, um deles de José Serra”, explicou Fruet.

O tucano ressaltou ainda que os programas sociais no Brasil não começaram no governo Lula. “Será um equívoco imaginar que esses programas tiveram início em 2003, desprezando fatos, personagens e a evolução da sociedade brasileira. Esses ganhos são conquistas coletivas, e não personalistas, como alguns pretendem estabelecer no debate eleitoral”, criticou.


Centrais receberam
milhões do governo

→ A carta das centrais sindicais foi divulgada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no último sábado. As centrais foram reconhecidas pelo governo Lula em 2008 e passaram a receber parte da arrecadação do imposto sindical. O valor repassado neste ano supera R$ 80 milhões. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Agência Câmara)

Leia também:

Centrais sindicais viraram massa de manobra do PT


Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: