13 de jul. de 2010

Meio ambiente

Tucanos participam de seminário preparatório para conferência sobre biodiversidade

Deputados tucanos comandaram nesta terça-feira (13) o seminário "Ano Internacional da Biodiversidade: os Desafios para o Brasil", debate que reuniu parlamentares, especialistas do setor e ambientalistas na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

O deputado Ricardo Tripoli (SP), que presidiu um dos painéis do evento, informou que o debate deve produzir um documento para ser apresentado na 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica. O evento internacional acontece em outubro no Japão.

“Daqui com certeza sairão muitas ideias, informações que nós poderemos condensar quem sabe num futuro projeto de lei com políticas públicas que protejam a biodiversidade do nosso país”, afirmou.

A cada ano, 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados em todo mundo, segundo dados da organização não-governamental WWF. As estimativas sugerem que, entre 5% e 10% das espécies poderão estar extintas nos próximos 30 anos. O Brasil é considerado o país da biodiversidade, pois aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão em nosso território.

Para o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), que também presidiu um dos painéis no seminário, ainda existem falhas sobre a partilha dos recursos quando acontece uma descoberta na natureza, por exemplo, de um importante princípio ativo usado na fabricação de medicamentos.

“Ainda há uma lacuna imensa sobre a divisão dos benefícios que podem ser gerados por conta da biodiversidade. Esse patrimônio imenso está aí nas florestas, no mar, em locais ainda preservados. Nós não podemos destruí-los, ao contrário, devemos preservá-los e explorá-los bem”, destacou.

Thame ressaltou que, para a preservação da biodiversidade, é necessário uma atuação em três frentes: mudança da legislação, mais investimento público na proteção do meio ambiente e conscientização ambiental da população. (Reportagem: Artur Filho/Foto: Eduardo Lacerda)

Ouça o boletim de rádio aqui

Nenhum comentário: