12 de ago. de 2009

Assistência social

Gomes de Matos defende atuação de instituições filantrópicas

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) destacou nesta quarta-feira a atuação das instituições filantrópicas sérias. A atuação delas na assistência aos idosos, segmento populacional que a cada ano cresce no Brasil, foi um dos aspectos citados pelo tucano em pronunciamento. "Como presidente da Frente Parlamentar em defesa da Assistência Social, continuarei lutando para assegurar a execução da Política Nacional de Assistência Social e também para que o trâmite da certificação das entidades filantrópicas e renovação dos convênios com o Governo Federal não seja tão prolongada", apontou.

Burocracia - De acordo com Matos, a burocracia enfrentada pelas instituições filantrópicas na renovação desses acordos com os governos federal e estadual - que chega a se estender por mais de seis meses - vem gerando inúmeras dificuldades na manutenção dos serviços sociais voltados para a população mais carente do país.

Em seu discurso, o tucano alertou para a situação de uma instituição séria de seu estado: o Lar Torres de Melo, localizado em Fortaleza, que acumula uma dívida de R$ 150 mil. "Diante das dificuldades, a instituição chegou aos seus 104 anos de serviços prestados à população idosa com muitas incertezas", lamentou. Segundo o deputado, a burocracia vem provendo atraso nos repasses de convênios fundamentais para a manutenção da instituição, que precisa mensalmente de R$ 208 mil para pagar suas contas. (Da redação/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: