12 de ago. de 2009

Mudança da cultura política

Emanuel: "É preciso construir um novo projeto de nação"

Em pronunciamento, o deputado Emanuel Fernandes (SP) afirmou que o país precisa superar três entraves históricos para se desenvolver plenamente. Segundo o tucano, os pilares do "subdesenvolvimento sustentável" no Brasil estão baseados na crença de que "há sempre um responsável pelo nosso insucesso", de que "alguém virá nos salvar" e que "existem recursos para tudo, falta apenas vontade política".

Plano Real para o país - "O Brasil precisa de reformas simples, mas radicais, se quisermos uma nação mais desenvolvida e mais justa. Elas são simples, pois trata-se de retirar certas crendices de nossa cultura social, não necessitando para isso de doutores de papel passado ou de complexas equações. Mas elas não são fáceis de serem feitas, pois mudar fundamentos requer um esforço hercúleo e continuado de convencimento", explicou Emanuel.

Segundo ele, os três fundamentos acarretam uma cultura que promove um ambiente propício para aproveitadores, demagogos e populistas na política, além de "capitalistas” sem risco e rentistas sanguessugas, na economia e espertos, em geral, nas relações com o Estado. "Necessitamos nos livrar dessas crendices e desses fundamentos. Estou na vida pública com esse propósito. Acredito que essa é a grande batalha a ser travada para livrar-nos das amarras que seguram o nosso desenvolvimento. Para tanto, devemos ir à raiz do problema e o fio da meada é, necessariamente, a mudança política em seu sentido mais fundamental: nossa cultura política", completou.

Entre as reformas necessárias, o parlamentar citou, entre outras, a necessidade da adoção do voto distrital ou circunscricional, aumento do custo-benefício do Parlamento e uma economia de mercado mais consolidada e competitiva. Para superar os problemas, o deputado afirmou que o Brasil deve se voltar para o futuro. (Da redação com assessoria/ Foto: divulgação)

Leia a íntegra do discurso AQUI

Nenhum comentário: