12 de ago. de 2009

Na TV Câmara

Aníbal volta a defender atuação da Câmara no combate à gripe suína



O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), participou nesta quarta-feira da gravação do programa "Participação Popular", da TV Câmara, a respeito da gripe A. Identificada em março deste ano no México, a doença já matou de mais de 1,5 mil pessoas no mundo, sendo quase trezentas no Brasil.

Governo não usa os recursos - Aníbal avaliou que a comissão geral proposta por ele e realizada ontem no plenário da Câmara foi positiva. O tucano destacou que o Parlamento pode e deve fazer algo para combater o vírus. “Temos que trabalhar para ter a vacina contra a gripe o quanto antes. Devemos atuar também para reduzir os impostos para a sua produção, fortalecer o Plano Nacional de Autossuficiência e realizar mudanças na legislação do setor”, enumerou.

O tucano lembrou ainda que do repasse de mais de R$ 100 milhões aprovado pela Câmara por meio da Medida Provisória 463/09 para enfrentamento da nova gripe, apenas R$ 11 milhões foram utilizados até agora. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 70% dos casos de gripes atuais são causados pelo vírus H1N1. O líder destacou que o risco de contágio é grande, mas que a população não precisa entrar em pânico. “A doença é preocupante, mas a chance de cura é total quando o diagnóstico e a medicação são corretos. Os médicos, de um modo geral, estão preparados”, avaliou.

O deputado alertou também que as gestantes são um grupo de risco. “O número de óbitos entre mulheres grávidas é maior”, destacou, ao citar a importância de uma política para preservá-las, a exemplo do que a Câmara está fazendo. No Brasil, 28 gestantes morreram em função da doença.

Também participaram da discussão o deputado Dr. Rosinha (PT-PR); a subsecretária de vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Disney Antezana; o infectologista Julival Ribeirão; a funcionária da Câmra Silvia Mergulhão, que teve a doença; além de Marina Praia, mãe com filho pequeno que está preocupada com a gripe A. O debate vai ao ar na próxima quarta-feira às 21h30. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda) (texto atualizado às 22h55)

Leia também: Funcionárias grávidas serão dispensadas

Nenhum comentário: