12 de ago. de 2009

Um setor fundamental

Albano cobra incentivos à indústria para enfrentar crise

Diante da lentidão da recuperação da economia brasileira, o deputado Albano Franco (SE) defendeu nesta quarta-feira a necessidade de incentivar a produção industrial. "Este é um setor dinâmico, capaz de provocar fortes reações em cadeia nas demais áreas e, com isso, acelerar a recuperação econômica no curto prazo", defendeu em pronunciamento.

Dados preocupantes - Segundo o IBGE, a produção industrial - que cresceu apenas 0,2% em junho em relação a maio - foi menor em 13,4% no primeiro semestre comparada com o mesmo período de 2008. Já o emprego, que caiu 0,5% em maio sobre o mês anterior, reduziu-se apenas 0,1% em junho. Entretanto, quando comparada a junho do ano passado, a queda foi de 6,6%, a pior taxa já registrada nesse tipo de comparação.

O tucano chamou a atenção para o diagnóstico traçado pela comissão especial instalada na Câmara para avaliar o impacto da crise na indústria e sugerir ações para enfrentá-la. O tucano presidiu os trabalhos deste colegiado. No relatório aprovado antes do recesso parlamentar, a indústria de bens de capital é enfatizada, por ter sido a mais penalizada pela turbulência internacional. O documento propõe a sua desoneração tributária com redução a zero do IPI e autorização temporária para o aproveitamento integral do crédito referente à contribuição para o PIS/PASEP e à contribuição para o Cofins no próprio mês de aquisição de máquinas e equipamentos.

Albano destacou outras medidas sugeridas pelo relatório, como a necessidade de incentivo às exportações de produtos manufaturados e também direcionadas à área de crédito, como a redução do spread bancário e a adoção do Fundo Garantidor para as pequenas e médias empresas. "Já encaminhado ao presidente Michel Temer para as providências cabíveis, esse documento representa uma importante contribuição da Câmara com o objetivo de dissipar os efeitos nocivos da crise sobre a indústria e, conseqüentemente, sobre a economia brasileira", concluiu. (Da redação/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: