19 de ago. de 2009

Ética em 2º plano

Com apoio decisivo do PT, conselho enterra ações contra Sarney

O PT teve atuação decisiva para que o Conselho de Ética engavetasse, nesta quarta-feira, os recursos contra o arquivamento das cinco representações e seis denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Na votação em bloco dos pedidos, foram nove votos favoráveis e seis contrários. Os tucanos Marisa Serrano (MS) e Sérgio Guerra (PE) foram a favor dos recursos. Ou seja, pelo prosseguimento das apurações, com amplo direito de defesa de Sarney. À Folha Online, Guerra disse que o PT foi antiético ao defender o afastamento temporário do peemedebista, mas decidiu agora votar pelo arquivamentos das denúncias e representações.

Recurso - Orientados pela direção nacional do PT, os três parlamentares do partido no colegiado - Ideli Salvatti (SC), Delcídio Amaral (MS) e João Pedro (AM) - se posicionaram pelo arquivamento, provocando uma crise na bancada petista, que já perdeu hoje a senadora Marisa Silva (AC). Revoltado com o posicionamento de sua legenda, o senador Flávio Arns (SC) ameaça deixar o PT. “Fiquei envergonhado com o que aconteceu. Estamos dando as costas para a sociedade brasileira. Hoje as bandeiras da ética e da Justiça foram rasgadas", lamentou.

A oposição estuda juridicamente a possibilidade de recorrer da decisão do conselho, seja na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ou em plenário. As seis denúncias foram apresentadas pelo senador Arthur Virgílio (AM) em junho e julho, sendo que duas contam também com a assinatura do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Também foram protocoladas cinco representações - duas do PSOL e três do PSDB - contra o presidente do Senado. (Da redação com agências/Foto: Agência Senado)

Um comentário:

Jadir Morais disse...

Divulguem que a ordem veio do presidente Lula. É um absurdo o que está acontecendo. Só estão querendo investigar e dar uma ampla chance de defesa para Sarney. Aí arquivam o processo?? Onde está o PT dos grandes ideais e de ordem politicamente correta?? Antes por muito, muito menos, o Sr Antônio Magri (ex. Ministro) foi demitido, passou por grande constrangimento, o PT inclusive com LULA a frente mobilizou a população para pressionar o governo e deu no que deu. Que vergonha heim seu Lulalá!!!