19 de ago. de 2009

Segurança pública

Campos destaca prioridades da CPI da violência urbana

O deputado João Campos (GO) apontou nesta quarta-feira prioridades que devem ser analisadas pela CPI instalada ontem pela Câmara para discutir causas e soluções para a violência urbana no Brasil. Eleito 2º vice-presidente do colegiado, o tucano avalia que um dos focos da comissão deve ser o debate sobre o financiamento da segurança pública no país. “Um dos problemas graves nesse setor é a ausência de recursos tanto da União quanto dos estados", alertou, ao defender a necessidade de vinculação orçamentária para a área.

Roteiro dos trabalhos - Campos - que tem vasta experiência na Polícia Civil de Goiás - aponta ainda a ausência de um sistema de segurança pública no país. Diante disso, o tucano avalia que a CPI tentará contribuir significativamente na direção de uma política nacional que alcance a União, estados e municípios e construa um sistema efetivo nesse setor.

Os deputados William Woo (SP) e Carlos Sampaio (SP) também são integrantes titulares do colegiado. A próxima reunião está marcada para terça-feira (25), quando os deputados definem o roteiro de trabalho e definem as pautas dos próximos encontros. Relator da comissão, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) deve levar uma sugestão de atividades para deliberação na CPI. Esta é a segunda comissão parlamentar de inquérito que a Câmara promove sobre segurança pública neste ano. Em julho, foi encerrada a CPI do Sistema Carcerário, que fez um diagnóstico sobre as cadeias em todo o país e propôs medidas para melhorá-las. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: