19 de ago. de 2009

Investigação

Kaefer: CPI deve propor soluções para saldar dívida pública

A Câmara instalou nesta quarta-feira a CPI da Dívida Pública, que investigará os pagamentos relativos às dívidas interna e externa do país nas esferas federal, municipal e estadual. Em junho, a dívida do setor público chegou a R$ 1,2 trilhão, o equivalente a 43,1% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Os tucanos Alfredo Kaefer (PR), Bonifácio de Andrada (MG) e Bruno Araújo (PE) são titulares da comissão.

Recursos para outras áreas - Para o deputado pelo Paraná, conhecer a origem da dívida é importante. No entanto, destacou que a comissão deve propor soluções para liquidá-la. “O principal é fazer um planejamento para que essa dívida que consome o nosso orçamento seja equalizada. Hoje são pagas altas taxas de juros para quitá-la. Esse dinheiro deveria ser investido em saúde, educação e infraestrutura no país”, defendeu.

Outro objetivo da comissão de inquérito é apurar o pagamento de juros e amortizações, os beneficiários dos pagamentos e o impacto da dívida nas políticas sociais e no desenvolvimento sustentável do Brasil. Nesta primeira reunião, o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) foi eleito o presidente da comissão. A relatoria ainda não foi definida. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: