28 de ago. de 2009

Questão de saúde pública

Matos cobra votação de projetos para combater o tabagismo

Em pronunciamento, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) alertou ontem para as consequências do consumo do fumo no Brasil. O tucano cobrou votação de dois projetos de sua autoria, ambos em tramitação na Câmara. As propostas vetam o fumo em recinto coletivo, público e privado e estabelecem o ressarcimento ao SUS, pelas indústrias do setor, para ressarcir despesas com as doenças relacionadas ao tabaco. Conforme apontou, em outros países já existe fundo semelhante. Amanhã, dia 29, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Leis antifumo - Segundo o parlamentar, o crescente número de óbitos por doenças relacionadas ao tabaco e os altos custos com internações e medicamentos na rede pública de saúde vem fazendo com que vários estados, a exemplo de São Paulo, aprovem leis antifumo. Para ele, as campanhas educativas e preventivas também são muito importantes.

O deputado destacou o tema escolhido pelo Ministério da Saúde para marcar a data: "Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos". De acordo com o parlamentar, com 1,1 bilhão de fumantes no mundo e aproximadamente 32 milhões no Brasil, todas as ações tomadas agora refletirão positivamente no futuro, evitando que se concretizem as estimativas envolvendo esse público: 10 milhões de óbitos anuais até 2030. “Trata-se de uma morte evitável e que o poder público pode e deve combatê-la”, apontou.

“O tabagismo é, sim, uma questão de saúde pública. Enquanto não aprovarmos uma lei que passe a valer em todo território nacional, não alcançaremos o resultado desejado”, ressaltou. Ele alertou ainda que o mercado ilegal de cigarros no Brasil representa, atualmente, 35% do mercado, fazendo com que o governo federal deixe de arrecadar US$ 650 milhões anuais. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: