8 de set. de 2009

Alerta

Tucanos: governo é culpado por aumento da devastação da Amazônia

Os deputados Zenaldo Coutinho (PA) e Ricardo Tripoli (SP) lamentaram o aumento da devastação na Amazônia nos últimos meses e creditaram ao governo federal a responsabilidade pelo contínuo desmatamento da floresta. De acordo com relatório divulgado no último dia 1º pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só em julho foram 836,5 Km² de devastação, ou seja, 157% a mais que o registrado em julho de 2008. Apesar do aumento da degradação, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, insiste em afirmar que o problema está sob controle porque no acumulado de 12 meses o desmatamento diminui 46%.

Medidas ineficazes - Minc tem alegado que o desmatamento diminuiu em virtude de ações de fiscalização e combate promovidas pelo Ibama, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança. Para os tucanos, essas ações são apenas momentâneas e apesar de mostrarem pequenos resultados imediatos, não darão resultado a médio e longo prazos. “Não passam de medidas repressivas que acabam se perdendo e não configuram de maneira alguma em uma política pública de combate ao desmatamento”, criticou Zenaldo.

“A verdade é que o Planalto está devendo para a região o zoneamento ecológico e econômico, a discussão dos modelos alternativos de desenvolvimento e recursos para garantir a preservação da floresta. A questão do desmatamento na Amazônia é um problema internacional, já que a garantia da preservação das florestas implica na qualidade de vida em todo o mundo”, completou.

Já para Tripoli, especialista em questões ambientais, a principal questão é que o desmatamento continua ocorrendo. “O Brasil é hoje o quarto maior poluidor do planeta por conta das queimadas e da derrubada de floresta nos nove estados que compõem a Amazônia. Isso demonstra a grande mentira deste governo, que não tem política alguma voltada para o combate ao desmatamento”, condenou.

Segundo o tucano, é preciso que haja um entendimento na Esplanada entre os ministérios do Meio Ambiente e o da Agricultura. “A tese do desenvolvimento sustentável está extremamente desgastada por causa do governo, que não toma nenhum tipo de atitude. Ou se muda o modelo de desenvolvimento do país, e com isso se estimula o agronegócio em regiões já estão devastadas , ou vamos continuar como estamos e nunca resolveremos o problema”, alertou Tripoli. (Reportagem: Djan Moreno)

Nenhum comentário: