Kaefer busca solução para problemas de transporte no Paraná
O deputado Alfredo Kaefer (PR) esteve nesta semana com a diretoria da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) com o objetivo de buscar saídas para problemas de transporte em seu estado. Uma das questões levantadas foi a falta de duplicação e tarifas de pedágio elevadas nas rodovias do chamado "Anel de Integração do Paraná". Na conversa com Bernardo Figueiredo, uma das possibilidades de solução discutidas é devolver as rodovias concessionadas ao Governo Federal. “A partir daí seria possível fazer um novo processo de licitação do pedágio, incluindo a obrigatoriedade de duplicação”,
explicou Kaefer.
Ação equivocada - O parlamentar questiona a ação equivocada do governo estadual, que “preferiu transformar o pedágio em discurso permanente de campanha e disputas judiciais intermináveis, mas sem nenhuma ação prática”. O tucano citou os trechos de Curitiba/Florianópolis, já duplicado, além de Curitiba/São Paulo, onde as tarifas são pelo menos de um terço das cobradas no Paraná.
Durante o encontro na ANTT, Kaefer questionou quais seriam os caminhos legais para essa mudança e a consequente devolução das rodovias federais do Paraná para a União. A conclusão é de que o processo passa pelo entendimento entre o governo do Paraná e o Ministério dos Transportes. “Vamos provocar ambos para que tomem as medidas necessárias com esse objetivo”, adianta.
Extensão da Ferroeste - Na audiência com o diretor da ANTT, Kaefer tratou também da extensão da Ferroeste com ramais para Foz do Iguaçu e Mato Grosso do Sul. Ele ouviu do diretor Bernardo Figueiredo que “há um fato novo no processo da Ferroeste”. Segundo Alfredo, essa novidade é a entrada da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., uma empresa do Ministério dos Transportes encarregada da construção de ferrovias. “A Valec já é acionista minoritária da Ferroeste e vai elaborar os projetos para extensão à Guaíra e ao Mato Grosso do Sul, com entendimento já adiantado do governador André Puccinelli”, explicou o tucano.
Kaefer se diz preocupado com a informação de que os estudos da Valec não contemplam a extensão da ferrovia para Foz do Iguaçu. “Essa decisão precisa ser revista, porque é fundamental para a economia do Paraná e do país que a ferrovia chega a Foz do Iguaçu para posterior ligação interoceânica entre os portos do Chile e Paranaguá”, cobrou Kaefer. (Da redação com assessoria do deputado/ Foto: Eduardo Lacerda)
25 de set. de 2009
Audiência na ANTT
Marcadores:
Alfredo Kaefer
Reprodução autorizada das matérias desde que citada a fonte (Diário Tucano)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário