25 de set. de 2009

Inclusão digital

Seminário debaterá políticas para democratizar banda larga

Em parceria com o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara debaterá na próxima terça-feira (29) "A universalização do acesso à informação pelo uso das telecomunicações", em seminário no auditório Nereu Ramos. O presidente da comissão, deputado Eduardo Gomes (TO), participará do painel de abertura do evento, enquanto o também tucano Julio Semeghini (SP) estará na mesa sobre "Tecnologias - Soluções disponíveis para a universalização da banda larga".

Enorme demanda - Durante todo o dia, os parlamentares e debatedores do governo, setor privado e sociedade civil vão discutir propostas de políticas públicas para a democratização do acesso à internet em banda larga no país. A proposta do evento é avaliar as principais demandas da população brasileira pelo serviço de banda larga, a viabilidade técnica e econômica da oferta universal das soluções tecnológicas disponíveis e as alternativas regulatórias e legais necessárias para estimular a democratização do acesso ao conhecimento.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008, o percentual de domicílios com acesso à internet era de apenas 23,8%. Em 2007, o índice chegava a 20%, totalizando 13,7 milhões de residências. Ano passado, o Brasil tinha, no que diz respeito à rede mundial de computadores, densidade de 5,3 acessos por 100 habitantes, enquanto a média global era de 6,1 acessos.

Além disso, o país está muito abaixo de locais como Suécia, Dinamarca e Austrália, que apresentam cerca de 30 acessos por 100 habitantes. Além disso, perde para nações como México (7,1 acessos) e Argentina (8,0). Os dados mostram o tamanho do desafio brasileiro nessa área e a importância do debate que será promovido pela Câmara na próxima semana. (Reportagem: Marcos Côrtes com assessoria da Comissão de Ciência e Tecnologia).

Veja a mais informações sobre o seminário AQUI

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom Dia ! esta certo o dep Julio Semeghini pois acabo de visitar a serviço 300 municipio do estado de São Paulo e encontrei todos os postos do telecentro do governo federal fechados as exessoes foram as cidades de Indiaporan e Bilac e eu tive que tirar do ar pois os mesmos estavam ligados no nosso link do acessa Saõ Paulo e os outros posto tem equipamentos mais não tem link nada funciona encontrei cidades com sala montadas com 20 computadores e os mesmos estão desligado e usando o ditado do Boris e uma vergonha um desmando total obrigado.