25 de set. de 2009

Carência

Carlos Brandão cobra departamento contra secas no Maranhão

Para combater as consequências provocadas pela seca no Maranhão, o deputado Carlos Brandão (MA) pediu a instalação de uma coordenação estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no estado. “É importante a presença do poder público nessas áreas para solucionar problemas fundiários e viabilizar a aquisição de equipamentos e realização de obras, entre outras ações que proporcionem a instalação de projetos de irrigação para desenvolver agricultura familiar e fixar o homem no campo”, cobrou.


Problemas - O tucano lembrou que apresentou, ainda em 2007, uma indicação ao Ministério da Integração Nacional pedindo a criação dessa coordenação. No documento, Brandão explicou que no território maranhense existem ações e projetos importantes no setor de agricultura irrigada vinculados à esfera de competência do DNOCS que justificam a instalação de uma unidade no estado. Ele citou alguns exemplos de regiões atingidas pelas secas, como Várzea do Flores, localizado nos municípios de Joselândia e Santo Antônio dos Lopes, na região central do estado, e o Tabuleiro de São Bernardo, que fica na margem esquerda do rio Parnaíba.

Segundo o tucano, no caso do perímetro irrigado em Tabuleiros de São Bernardo, as obras para instalação foram iniciadas em 1987. No entanto, os serviços de operação e manutenção da infraestrutura só foram adotados em 2002. “Nesses perímetros, não há funcionários do órgão gestor alocados permanentemente e atuando de forma direta na gestão de sua infraestrutura e do desenvolvimento agrícola”, lamentou Brandão.

Por iniciativa do deputado, recentemente o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) do Maranhão realizou uma vistoria nas barragens do Flores e Pericumã. Lá foram verificados problemas como assoreamento nas margens, rompimento de trechos nas barragens e precariedade na manutenção e operação de comportas e vertedores. Diante desse quadro, o parlamentar espera que seja resolvido o problema e que mandem uma resposta sobre sua indicação que pedindo a criação da coordenação no estado.(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: