10 de set. de 2009

Carta do leitor

As verdades sobre os projetos sociais de Lula

Jairo Pereira Filho*

São muitos os projetos sociais em vigor no atual governo, mas algumas verdades sobre eles precisam ser ditas. Exemplo: O ProUni. Originalmente chamava-se PAE de autoria do Senador Cristovam Buarque à época Ministro da Educação. Ele idealizou e "desenhou" o ProUni. Na verdade o programa era mais extenso que o atual formato. Depois de despacharem o então ministro, a equipe de Lula se apropriou da idéia e com forte suporte da mídia tornaram Lula o "pai da criança"! É o melhor programa de inclusão já visto até hoje no Brasil. Mas, tem um porém... As cotas obrigatórias para alunos carentes em escolas particulares, parece, deixaram de ser fiscalizadas. O famoso "Bolsa Família" foi outro projeto, "garfado" pelos lulistas, da era FHC!

O governo de Fernando Henrique oferecia aos pobres o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Vale Gás - que davam em números atuais muito mais que o atual programa. Lula juntou tudo num só e novamente com o apoio da mídia ficou como o erradicador da pobreza no Brasil...

Vale comentar que os pobres continuam pobres apesar dessa "caridade". Havia um projeto a ser terminado que possivelmente mudaria a realidade de muita gente, mas o PT aposta na manutenção do assistencialismo. Isso garante votos!

FHC criou o FUNDEF destinado a manter e desenvolver o ensino fundamental; Lula mudou o nome pra FUNDEP com o objetivo de fazer parecer que ele o criou. Importante lembrar que o ENEM é também herança de Fernando Henrique Cardoso!

FHC criou o PSF - Programa de Saúde da Família que ganhou notoriedade em todo o mundo. Criou o Génerico, quebrou patentes para garantir medicamento aos aidéticos, e na sua gestão Serra acompanhava de perto a aplicação dos recursos do SUS. A turma da bandeira vermelha assegura que tudo foi inventado por eles! Enfim, governar arrochando e amealhando é mais fácil que ser austero e sincero. É isso ai "seu" Lula, vai um óleo de peroba ai?

*A pedido do leitor, publicamos sua carta - recebida pelo "Fale Conosco"

Nenhum comentário: