18 de set. de 2009

Compra de caças

Emanuel defende transferência de tecnologia para São José dos Campos

O deputado Emanuel Fernandes (SP) esteve no Senado na última quarta-feira para acompanhar de perto os trabalhos da Comissão de Relações Exteriores, que recebeu o ministro Nelson Jobim (Defesa). O tucano está de olho na possibilidade de São José dos Campos – cidade que comandou por oito anos - ter acesso à transferência de tecnologia na construção de aeronaves. Emanuel acompanhou as declarações do ministro sobre a compra de caças pelo governo brasileiro sobre a questão tecnológica.

Aprendizado - “O ministro falou que haverá a transferência de tecnologia, mas não sabemos exatamente em que área ela acontecerá. Precisamos de um detalhamento maior, de mais definições”, explicou nesta sexta-feira. A ideia é que todo o aparato usado para a construção de aeronaves possa ser passado para cidades brasileiras - uma forma de importar a tecnologia.

Para o tucano, há grandes chances de São José dos Campos - cidade onde está localizado o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) – fazer parte desse processo. “São José é uma cidade que produz tecnologia na área civil. Mas, para a aviação brasileira, será muito importante que nossas cidades possam aprender mais com outros países. Independetemente de qualquer resultado, acredito que São José estará entre as cidades para essa transferência”, acrescentou.

Sobre a polêmica envolvendo os presidente Lula e Nicolas Sarkozy (França), em que o petista causou mal-estar ao antecipar que o Brasil iria escolher a França na disputa comercial internacional para a compra de 36 caças, Emanuel sentenciou: “Achei o ministro muito desconfortável”.

De acordo com o ministro, as conversas ainda estão sendo travadas com os três países que estão na concorrência: França, Estados Unidos e Suécia. Ele explicou que na próxima segunda-feira (21) representantes de cada um destes países vão apresentar mais uma vez suas propostas às autoridades brasileiras. (Reportagem: Rafael Secunho/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: