18 de set. de 2009

Desafios

Gustavo Fruet alerta para queda da economia paranaense

O deputado Gustavo Fruet (PR) lamentou a perda de espaço do Paraná na economia brasileira nos últimos cinco anos. Segundo levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), o estado representava 6,4% do total do PIB nacional em 2003, mas fechou 2008 com uma participação de 5,8%, ou seja, R$ 168,8 bilhões.

Motivos - “Quebras nas safras agrícolas, falta de grandes investimentos e o avanço dos estados do Norte e do Nordeste contribuíram para reduzir a participação no total de riquezas geradas pelo Paraná no país. O estado tem o grande desafio de diversificar e desconcentrar a produção, implementar políticas de apoio a grandes investimentos, incentivar a inovação e a tecnologia para fortalecer a economia”, defendeu.

O deputado destacou que a crise afetou o agronegócio e o setor automobilístico, pilares da economia paranaense. “O primeiro sofre os efeitos da redução dos preços internacionais, da demanda represada e do câmbio desfavorável. O segundo, apesar da retomada das vendas no mercado interno com a redução do Imposto sobre Produtos Industralizados (IPI), sentiu o freio no ritmo de exportações”, disse Fruet. Em julho, a produção de automóveis no estado caiu 41% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O tucano alertou ainda que o estado corre o risco de perder importância nos próximos anos se não for elaborado um plano de desenvolvimento de longo prazo para acelerar investimentos. “A situação pode piorar com a tendência de concentração das riquezas nas economias de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, beneficiadas com os royalties do pré-sal”, destacou. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: