18 de set. de 2009

Saúde e meio ambiente

Rômulo Gouveia cobra políticas para solucionar problema do lixo
 
O deputado Rômulo Gouveia (PB) alertou para o problema do lixo urbano, que afeta inúmeros municípios brasileiros. De acordo com o tucano, faltam políticas públicas para o setor, agravando problemas ambientais causados pelos lixões, como contaminação do solo e risco de doenças. “É preciso adotar política efetivas, como adoção de programas de coleta seletiva e reciclagem, campanhas de conscientização da sociedade, além de uma maior atuação dos poderes públicos”, cobrou.

Mau exemplo - Para ilustrar o problema, o tucano citou um caso concreto: em Campina Grande (PB) o lixão próximo ao aeroporto está se tornando um problema para as aeronaves nos momentos de pousos e decolagens em razão da grande quantidade de aves. Devido aos riscos provocados para a aviação, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) teria sugerido a mudança de local do aterro sanitário de Campina Grande para um novo local.

A gravidade da situação também levou o Ministério Público Federal da Paraíba a pedir na última semana à Justiça Federal que multas sejam aplicadas tanto ao prefeito como ao secretário de Obras e Serviços Urbanos pelo descumprimento de uma ordem judicial determinando a execução de um novo aterro sanitário. “Campina Grande é o caso mais emblemático do descaso do poder público quanto à questão da destinação dos resíduos sólidos”, lamentou.

Conforme lembrou, um estudo do Ibama atesta que o problema de recolhimento do lixo é enfrentado por 98% dos municípios paraibanos. “Não é apenas uma questão de meio ambiente ou de saúde pública. Envolve também o risco de perdas de vidas humanas, caso não haja o afastamento do aeroporto”, apontou. (Reportagem: Letícia Bogéa/Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: