18 de set. de 2009

Pré-sal

Bruno Araújo defende emenda que diminuirá preço de combustível

Com o objetivo de baratear o custo dos combustíveis ao consumidor final, o deputado Bruno Araújo (PE) apresentou emenda ao projeto de lei do Executivo que trata do marco legal da exploração e produção do petróleo no pré-sal. O tucano defende que 30% do volume que couber à União da partilha de produção de petróleo e gás natural desta camada sejam destinados à comercialização a preço de custo.

Um dos mais caros do mundo - Bruno Araújo explicou que todos os grandes países produtores de petróleo têm algo em comum: o baixo preço de venda ao consumidor de gasolina e do diesel. Essa realidade é bem diferente no Brasil, onde o combustível é um dos mais caros do mundo. “O país, que é rico em petróleo, prestigiará o transporte rodoviário ao oferecer na bomba gasolina e diesel mais baratos”, frisou. De acordo com o parlamentar, ao se transformar em um dos maiores produtores mundiais de petróleo, é uma incongruência o país continuar com combustíveis tão caros.

"Com a descoberta da província do pré-sal, a riqueza dos novos campos deverá ser revertida ao povo brasileiro. Essa emenda tornará possível que nossa malha de transporte desfrute diretamente dessa riqueza, tornando o custo do transporte menos oneroso para toda a sociedade", reiterou o deputado do PSDB. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Ag. Câmara)

Nenhum comentário: