18 de set. de 2009

Contra mais impostos

Oposição se articula para derrubar taxação da poupança


PSDB, PPS e DEM estudarão nos próximos dias estratégias para derrubar o projeto de lei do Poder Executivo que taxa rendimentos da caderneta de poupança acima de R$ 50 mil. Dirigentes dos três partidos já expressaram publicamente posição contrária à proposta do governo Lula e agora devem se unir na luta para impedir a aprovação da proposta no Congresso.

População com medo - O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (SP), afirmou nesta sexta-feira que a oposição usará instrumentos regimentais e promoverá um amplo debate com a sociedade. “Nós somos contra esse novo imposto e vamos começar a semana nos preparando para impedir a aprovação do projeto. Buscaremos um diálogo com os parlamentares e chamaremos a opinião pública para se manifestar e participar deste debate, assim como aconteceu na tentativa de recriação da CPMF”, apontou. Essa resistência da oposição é um dos principais motivos para a base aliada ainda não ter colocado o projeto que ressuscita o "imposto do cheque" em votação no plenário da Câmara.

Segundo o líder do PSDB na Casa, deputado José Aníbal (SP), a população tem medo da proposta do governo. “O Planalto quer mexer em um instrumento sagrado para os trabalhadores, que em geral é fruto de uma renúncia ao consumo. O povo não entende sobre aplicações financeiras e está preocupado com a intervenção em suas economias”, destacou.

O governo usa a desculpa de que a medida é necessária para conter grandes investidores que aproveitam o bom rendimento da poupança e deixam de aplicar em outros investimentos como bolsas de valores e fundos de renda fixa. Mas nesta semana o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), desmontou essa tese. (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: