1 de set. de 2009

Ensino superior

Lobbe Neto defende amplo debate sobre reforma universitária


O deputado Lobbe Neto (SP) destacou a importância do debate travado no Congresso sobre o ensino superior do Brasil. Hoje o tucano participou de audiência da comissão especial da Reforma Universitária na Câmara com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad.

Um dos vices-presidentes do colegiado, o parlamentar lembrou que a discussão sobre o assunto estava parada há mais de quatro anos. Lobbe citou pontos importantes para seram discutidos. "É preciso avaliar e discutir várias ações como a questão das universidades públicas, principalmente as federais, e sua autonomia e quadro docente. Outro ponto é a diferenciação do ensino superior da questão profissional e tecnológica”, avaliou. Segundo o deputado, o relatório do colegiado deve ser entregue até o final do ano.

A comissão especial da Reforma Universitária foi criada para propor um novo modelo de gestão para as universidades públicas e privadas no País. Para isso, os parlamentares estão fazendo uma avaliação com representantes do setor para elaborar o parecer. O ministro da Educação sugeriu que o projeto substitutivo seja elaborado em conjunto com a sua pasta.


Lobbe afirmou que a comissão vai dar continuidade aos debates com especialistas e representantes da área de educação. “A qualidade do ensino superior é essencial para a juventude brasileira. Vamos analisar também a situação das universidades privadas”, completou.

A comissão analisa vários projetos de lei que tramitam em conjunto na Câmara. Entre eles, a proposta de reforma universitária encaminhada pelo Executivo ao Congresso em 2006 e a da Comissão de Legislação Participativa por sugestão da União Nacional de Estudantes (UNE). (Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: