30 de out. de 2009

Mais policiais

Fruet defende ações efetivas para diminuir violência no Paraná

O deputado Gustavo Fruet (PR) alertou para o grave problema de criminalidade no Paraná e cobrou ações mais efetivas dos governos estadual e federal para combatê-la. O tucano disse que apresentará um pedido de informações ao Ministério da Justiça para ter acesso aos dados oficiais sobre a violência no estado. “Esse é um problema cada vez mais grave. Acontece em todos os estados, mas tem ganhado uma relevância muito grande no Paraná nos últimos anos”, lamentou.

Desproporcional - O deputado registrou que só em 2002, a Polícia Militar do Estado do Paraná possuía um efetivo de 18,7 mil integrantes, o que, em sua opinião, já era insuficiente em relação ao tamanho da população. Fruet destacou ainda que entre 2003 e 2009 foram quase seis mil perdas, ao mesmo tempo em que foram contratados 4,2 mil policiais. Ou seja, o efetivo atual é de cerca de de 17 mil militares, quando deveriam ter pelo menos mais quatro mil homens.

O parlamentar disse ainda que do quadro atual, três mil pertencem ao Corpo de Bombeiros. “São homens que não estão na rua pra combater a criminalidade, mas sim incêndios”, apontou. No pedido de informações, Fruet destacou que questionará a desproporcionalidade entre o efetivo policial e a população e cobrará ações mais efetivas por parte do Estado. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Du Lacerda)

Nenhum comentário: