15 de out. de 2009

Luxo de um sheik

PSDB quer saber quanto está custando a caravana de "Ali Lulá"

O PSDB enviará, na próxima terça-feira, requerimento de informações à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pedindo esclarecimentos sobre a "caravana do Ali Lulá". É dessa forma que o líder tucano na Câmara, José Aníbal (SP), batizou a viagem do presidente e de sua comitiva para vistoriar as obras de transposição do rio São Francisco, incluídas no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).

Tempo e dinheiro jogados fora - Com base no artigo 50 da Constituição, o documento assinado por Aníbal traz indagações como custo da viagem, se havia previsão orçamentária e quais autoridades integram a comitiva. Além disso, o PSDB questiona se a presença de pré-candidatos à sucessão presidencial na comitiva não caracteriza campanha eleitoral antecipada.

Na justificativa, o requerimento ressalta que, logo no primeiro dia, "o presidente Lula já participou de solenidades com outros políticos e fez discurso em cima de um palanque, agindo politicamente com fins eleitorais, o que nitidamente caracteriza antecipação de campanha".

“Dá tristeza ver um governo que substitui as realizações por propaganda. Uma obra tão importante para a região Nordeste, como a transposição do São Francisco, só tem 4% de execução orçamentária até o momento. E, ao mesmo tempo, se gasta um absurdo para montar um acampamento de sheik das arábias para o 'Ali Lulá'. É uma coisa inaceitável”, assinalou Aníbal.

Para o líder, não resta dúvida de que essa viagem pode ser configurada como crime eleitoral. “Estou pedindo informações sobre a origem dessa dinheirama usada com o objetivo de fazer campanha eleitoral antecipada para a candidata do presidente Lula. Precisamos saber quanto custou isso tudo. Afinal, são recursos do Tesouro”, apontou.

A viagem de três dias está levando a comitiva a Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Para o tucano, um "tempo desperdiçado", considerando-se que a execução do PAC continua insignificante. "Trata-se de uma farsa. Faltando dois meses e meio para terminar o ano, o governo pagou somente R$ 51 milhões de R$ 1,16 bi que tem no orçamento para a transposição do rio São Francisco", criticou. Além disso, apenas 15% dos recursos previstos para todas as obras do PAC este ano foram efetivamente executados até o dia 13 deste mês. (Reportagem: Rafael Secunho com Assessoria de Imprensa da Liderança do PSDB)

Um comentário:

Renato Rostás disse...

Alguém precisa abrir os olhos dos menos avisados, o nosso Presidente é populista e muito bom de conversa, leva todo mundo a pensar em um país das maravilhas, joga com as notícias para se beneficiar politicamente. Os absurdos jogam por debaixo do tapete, e assim vai, temos que aguentar mais um ano, mas se não fizermos algo e cotinuarmos assistindo pacificamente o "Sapo Barbudo" "governar", corremos um sério risco de termos um filhote dele em 2011.