O deputado Carlos Alberto Leréia (GO) defendeu nesta quarta-feira a emancipação do distrito de Jardim Ingá pertencente ao município goiano de Luziânia. De acordo com o parlamentar, a medida levaria ao local a oportunidade de serem instituídas políticas que possibilitem o seu desenvolvimento econômico, além da implantação de uma estrutura administrativa e de serviços para o atendimento da população da cidade. O Jardim Ingá conta hoje com mais de 100 mil habitantes.
Aspectos socioeconômicos - Segundo Leréia, a ampla população, a estrutura física em desenvolvimento, a realidade econômica em ascensão e uma forte base administrativa são fatores relevantes que levam o Jardim Ingá, assim como outras localidades no Brasil, a serem dignas de emancipação. “Essa ação daria ao país menos prejuízo que as cidades criadas no passado, quando houve a farra das emancipações em 1988. Na ocasião, muitos distritos foram emancipados apenas por interesse político e não por um conjunto de valores sociais e econômicos”, lembrou.
O tucano cobrou uma mobilização da bancada goiana em prol da emancipação do distrito que, se elevado ao status de município, passaria a se chamar Cidade JK, em homenagem ao ex-presidente do país e fundador de Brasília. Para Leréia, as bancadas dos demais estados também devem se mobilizar no intuito de identificar locais que possuem potencial para se tornarem cidades independentes. “É preciso analisar o contexto de cada região e, depois da emancipação, acompanhar de perto a evolução da nova cidade como pretendo fazer com a Cidade JK”, afirmou. (Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Eduardo Lacerda)
Nenhum comentário:
Postar um comentário