15 de out. de 2009

Última hora

Vanderlei Macris alerta para demora em obras da Copa de 2014


O deputado Vanderlei Macris (SP) está apreensivo com a demora do governo federal para tocar as obras necessárias à Copa do Mundo de 2014. Em audiência pública na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, ficou a impressão de que isso parece não perturbar as autoridades. Silva demonstrou otimismo quanto ao prazo até o torneio e disse que a própria Federação Internacional de Futebol foi flexível em relação ao início das licitações.

Problemas futuros - Mas para o deputado do PSDB, essa postura da Fifa não significa que o governo federal possa deixar a execução das obras para a “última hora”. De acordo com o deputado, tanto as reformas, reconstrução dos estádios e as modificações necessárias no sistema aeroportuário devem ser realizadas com prudência, mas não com lentidão. “Temo que lá na frente tenhamos problemas. Não sei se os estados e o proprietários dos estádios estão preparados para fazer estes investimentos exigidos pela Fifa. Tivemos aqui a presença de pessoas ligadas ao setor aeroportuário e pudemos ver uma total falta de preparação do país”, alertou nesta quarta-feira (14).

Macris também questionou o ministro sobre o empenho e a aplicação de recursos principalmente no sistema aeroportuário, já que em 2010 será definido o novo presidente da República. De acordo com Orlando Silva, o montante e o momento de execução e emprego dos investimentos será variável ao longo dos próximos anos. O parlamentar também reprovou a orientação do presidente Lula de não aplicar recursos públicos nas reformas dos estádios. Segundo o parlamentar, alguns municípios não têm capacidade de endividamento e essa questão não pode prejudicar o evento porque “todo o país sairia perdendo”. (Da redação com assessoria do deputado/Foto: divulgação)

Leia também:

Silvio Torres defende criação de comitê organizador para a Copa 2014

Rômulo Gouveia cobra previsão de gastos para Copa de 2014

Nenhum comentário: