15 de out. de 2009

Um dia para reflexão

Deputados apontam medidas para melhorar realidade dos professores

Parlamentares que integram a Comissão de Educação e Cultura da Câmara apontaram nesta quinta-feira, Dia do Professor, medidas para motivar a categoria e melhorar o desempenho em sala de aula. Além disso, alertaram para dificuldades enfrentadas no dia-a-dia que devem ser alvo de atenção, como extensa jornada de trabalho, baixos salários, ameaças de violência motivadas pelo uso de drogas e marginalidade, número insuficiente de profissionais e falta de estrutura adequada nas escolas.

Alta relevância social - Para o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), a data de hoje deve servir como reflexão para os governantes sobre as condições de trabalho de uma das categorias profissionais de maior relevância social. O tucano defendeu o cumprimento da lei que estabelece piso salarial de R$ 950 para os professores. “Além disso, a defesa do ensino de qualidade e de um plano de carreira não podem cair no esquecimento”, ressaltou.

O deputado Pinto Itamaraty (MA) cobrou empenho na criação do Plano Nacional de Educação e afirmou que o Congresso precisa se unir ao professores na luta por essa iniciativa, que definirá novas diretrizes para o setor e contribuirá para a redução de desafios da categoria. Para Itamaraty, a valorização do professor e a melhoria da qualidade de ensino trarão impactos sociais e econômicos positivos para o país.

Apesar de não pertencer à Comissão de Educação, o deputado Carlos Brandão (MA) também acompanha de perto as reivindicações dos professores e prestou sua homenagem à categoria, ao cobrar em plenário soluções para os problemas do setor no país. “A escola tem que ser repensada para oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento da educação. Os países que mais se desenvolveram foram aqueles que destinaram mais recursos para essa área, como a Noruega”,apontou.

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Um comentário:

Milton Serra disse...

Todas as iniciativas para valorizar o Professor são muito bem vindas. Mas precisamos de uma mudança estrutural e cultural. Professor tem que se transformar em agente modificador da realidade social e ser identificado assim pela sociedade. Valorização "por decreto" pode ajudar, mas não resolve nem modifica a situação.