7 de out. de 2009

Simpósio da Amazônia

Roberto Rocha aponta caminhos para o desenvolvimento sustentável



A Câmara promoveu nesta quarta-feira o III Simpósio Amazônia, com o tema "Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas". Na abertura do encontro, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Roberto Rocha (MA), afirmou que o país precisa avançar nesse debate com responsabilidade, promovendo o desenvolvimento sustentável não somente na Amazônia e no campo ambiental, mas em todo o país e abrangendo também as esferas social e econômica.

Responsabilidade com o futuro - O parlamentar do PSDB também chamou a atenção para a importância de se ter responsabilidade com o futuro. "Isso implica buscar o crescimento por meio de negócios ambientalmente corretos e com promoção da igualdade social", sugeriu. Para ele, o maior desafio é produzir mais protegendo mais, ou seja, sem que esse processo provoque ampliação do desmatamento. Rocha pediu ainda a atualização urgente do código florestal, sobretudo no que diz respeito aos pontos relacionados à reserva legal. Para o tucano, essa legislação de 1965 está defasada.

Já no campo das mudanças climáticas, o tucano cobrou do governo a apresentação de propostas sobre a redução de emissões de gases do efeito estufa na 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima, em dezembro. “Esse é um contrato do país com o futuro, e não apenas do governo em questão. Queremos uma posição comum do Legislativo e Executivo, mas nem sabemos o que o Planalto está fazendo em relação às metas que serão apresentadas", reprovou. "Infelizmente tentamos construir uma posição comum ao trazer ministros para esta Casa, mas não conseguimos até agora”, completou Rocha. (Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Eduardo Lacerda)

Nenhum comentário: